Vou começar a escrever-vos neste espaço sobre um dos produtos há muito querido no meu coração: o óleo de amêndoas doces.
Há muitos anos que uso este maravilhoso óleo, que tem várias utilidades, sendo uma delas no cabelo! E é sobre o cabelo que me vou debruçar mais um bocadinho :)
O óleo de amêndoas doces é constituído essencialmente por vitaminas, minerais essenciais e proteínas.
Além do cabelo eu costumo usá-lo como ultra hidratante da pele. A minha pele no Inverno fica muito seca na zona das bochechas. Costumo fazer uma esfoliação e, depois, com um algodão embebido em óleo de amêndoas doces, faço uma massagem e deixo atuar cerca de 10 minutos. Mas atenção! Faço, no máximo, de quinze em quinze dias, e porque a minha pele está mesmo muito seca nessa altura do ano. Para quem costuma ter acne (se bem que nestes casos nunca se dispensa a hidratação - muito pelo contrário - terá é que ser feita com produtos específicos para peles acneicas ou oleosas) ou pele oleosa não será muito aconselhável.
Há uns anos li algures que o óleo (além de todos os benefícios para a pele e unhas) ajudava na hidratação do cabelo e era até usado por pessoas com sobrancelhas ralas para estimular o crescimento do pelo.
Pois bem, decidi usar esse "conhecimento" adquirido não sei onde e testar no meu cabelinho... E é fantástico!
Eu sou daquelas pessoas que faz máscara hidratante e reparadora uma vez por semana, sempre com toalha de água quente e que usa sempre sempre sérum! Após vários tratamentos hidratantes (também eles muito bons, sobre os quais falarei num post futuro) nenhum põe o meu cabelo tão suave, hidratado, brilhante e cheio de vida como o simplista óleo de amêndoas doces.
O que eu costumo fazer é o seguinte: no dia de lavar o cabelo, com ele seco, espalho bastante óleo e massajo. O cabelo fica com aspeto molhado (imaginem a quantidade de óleo) e apesar de não aplicar diretamente na raiz faço uma massagem prolongada, o que acaba por levar o óleo a essa zona da cabeça. De seguida molho uma toalha e coloco-a cerca de 3 minutos no micro-ondas, depois de torcida (atenção que sai muito quente do micro-ondas!). Coloco a toalha quente na cabeça e deixo atuar o máximo de tempo possível - uma hora, no mínimo (aproveito para o fazer ao Domingo, que geralmente é dia de estar por casa).
De seguida, lavo o cabelo com um shampoo purificante, primeiro, e outro de argão, depois. Enxaguo muito bem e passo máscara deixando atuar apenas 1 ou 2 minutos (e isto porque o cabelo já teve a sua dose de hidratação; é preciso ter cuidado para o cabelo não saturar).
Os resultados são magníficos! E fica muito barato :)
Além disso comecei a notar que o meu cabelo cresce mais forte e mais rápido (no entanto não sei se terá que ver diretamente com o óleo ou não mas que são só vantagens, são!).
As pessoas com cabelo oleoso à partida não devem fazer este tratamento. No entanto, não há nada como experimentar. O meu cabelo está bastante seco, daí considerar este um género de tratamento de choque.
Experimentem! Vão adorar :)
Sem comentários:
Enviar um comentário